Universidade Corporativa CIGAM – Cinco anos qualificando e formando profissionais

A Universidade Corporativa CIGAM, iniciativa pioneira para o desenvolvimento e manutenção de equipes profissionais de qualidade na área de Tecnologia da Informação (TI), está completando cinco anos no dia 15 de agosto. Neste período, participaram da capacitação da UCC mais de 2 mil profissionais, entre colaboradores da rede, comunidade e clientes, em cerca de 320 mil horas de capacitações presenciais ou à distância. “Os números falam por si só, mas é preciso dizer que a UCC está para a CIGAM assim como o ensino fundamental está para um aluno que ingressa na escola. A UCC prepara as bases para o profissional e para os usuários CIGAM, garantindo atendimento qualificado e satisfação para os clientes, nosso permanente objetivo”, é o que declara Vanderlei A. Reinhart – Diretor de serviços e RH, responsável pela criação e desenvolvimento da UCC na rede CIGAM. “A UCC nasceu da necessidade de mão-de-obra qualificada na área de tecnologia, para a formação de profissionais, com base em um modelo sustentável: equipe qualificada representa mais clientes satisfeitos, mercado ampliado e geração de emprego e renda”, é o que disse Robinson Klein, Diretor de Mercado da Rede CIGAM, no dia do lançamento da UCC.

Preparar colaboradores eficientes para suprir as necessidades e demandas do mercado de TI sempre foi importante para a CIGAM. A empresa sempre investiu muito na preparação de seus funcionários e isso culminou com a criação da UCC. “A criação da Universidade ocorreu no mesmo período em que lançamos a 1ª edição do Programa de Qualificação Profissional CIGAM – PQPC. Este programa visava a qualificação de profissionais do mercado para atuarem na Rede. Através do PQPC formamos mais de 80 profissionais, sendo que 20% deles foram contratados. A criação da Universidade buscou a ampliação, fortalecimento e melhoria das soluções de educação da empresa, disseminando o conhecimento empresarial da CIGAM a todos os seus stakeholders” diz Raquel Engeroff, Coordenadora da Educação da CIGAM.

Principais Projetos

Nos cinco anos de existência da UCC, foram desenvolvidos vários projetos que resultaram em conquistas importantes como: Trilha do Conhecimento CIGAM, Programa de Qualificação Profissional CIGAM – PQPC, EAD CIGAM (o ensino a distância), Programa de Certificação, E-commerce, Sala Virtual, Programa de educação continuada. A trilha do Conhecimento apresenta o conhecimento empresarial da CIGAM e orienta os profissionais com relação aos caminhos e possibilidades de atuação na empresa. O EAD CIGAM foi um projeto que alavancou o processo de aprendizagem, eliminando fronteiras e auxiliando na qualificação de profissionais de outras regiões. O Programa de Certificação, atrelado à Trilha de Conhecimento, valida os conhecimentos dos profissionais da Rede e provoca a distância do EaD em uma Loja Virtual. Já a Sala virtual, fez com que a CIGAM incorporasse às suas metodologias de ensino a educação à distância em tempo real. Por último, o Programa de formação continuada é o investimento em cursos, seminários, palestras para seus colaboradores. Neste sentido, a empresa possui inúmeras parceiras com instituições de ensino e entidades a fim de oferecer descontos na qualificação de seus colaboradores em suas áreas de atuação. Vale ressaltar também as parcerias realizadas com instituições de ensino como SENAI, Fundação Liberato e Universidade Feevale com o propósito de formação de profissionais de qualidade para o mercado.

Os principais resultados do trabalho de qualificação realizado pela UCC podem ser vistos no dia a dia de trabalho da empresa, através da qualidade da prestação de seus serviços. A UCC oferece facilidade de acesso ao conhecimento e prepara os profissionais para atuarem na Rede. Hoje, todos os novos colaboradores que ingressam na Rede são qualificados pela UCC.

A UCC gostaria de fazer um agradecimento especial a todos que contribuem com as ações de qualificação. “Sabemos que os colaboradores da Rede CIGAM assumem o papel de disseminar e multiplicar o conhecimento junto aos colegas. Esses cinco anos de história devem-se ao engajamento das pessoas. Elas são as detentoras do conhecimento e são elas que fazem a UCC acontecer.” Destaca Raquel.

Está claro para a CIGAM, que as metodologias e soluções de educação nunca estarão completas (prontas), pois temos que acompanhar as evoluções da empresa, do perfil do profissional e do mercado. Dessa forma, os programas de educação corporativa, como meio de desenvolvimento de pessoas, enfrentam um desafio que não é somente o de atrair aquele que participa, mas também retê-lo no processo de aperfeiçoamento. Por isso, a UCC está constantemente em busca de novas formas de inovar o processo de educação, buscando mantê-lo atrativo para os colaboradores, e atualizando frente às exigências de mercado.

Raquel Engeroff

Coordenadora do Setor de Educação

Novo Comentário