Ganhe produtividade com o CIGAM Windows 8 Style

Conforme já conhecemos em artigo anterior a cara do CIGAM irá mudar radicalmente na próxima versão. Estaremos liberando nos próximos dias a versão Preview com a nova interface, a qual proporcionará ao usuário não só uma excelente experiência de navegação, mas também novos recursos disponibilizados no Windows 8, o que irá trazer ganho de produtividade na operação do ERP CIGAM.

Vamos ver agora mais alguns detalhes da nova interface:

Navegabilidade

A grande novidade em termos de navegação dentro dos menus do CIGAM sem dúvida é o uso do toque; mas não por isso deixamos de facilitar ainda mais a navegação por mouse ou pelo teclado.

Agora os painéis possuem a barra de rolagem na parte inferior a qual poderá ser utilizada com o toque, clique ou scroll do mouse. Também pode ser usado o arrasto com o mouse ou toque.

Rolagem

cigam01

Voltar ao Menu Principal

Estando no Menu Principal podemos facilmente acessar um módulo do produto. Estando no módulo, basta clicar ou tocar na seta posicionada ao lado do nome do módulo para voltar rapidamente ao Menu Principal… rápido e fácil! Você também pode utilizar o atalho Ctrl + Seta à esquerda.

cigam02

 

Pesquisando

Nos painéis, basta clicar ou tocar fora da área dos mosaicos ou teclar Esc para entrar em modo pesquisa.  Agora é só digitar para a pesquisa restringir de acordo com a sequência de caracteres.

Para voltar a navegação por teclado basta digitar Tab, clicar ou tocar diretamente no item desejado.

cigam03

O click do mouse ou o toque sobre label de resultados limpa a pesquisa. Também poderá ser utilizado o atalho Ctrl + Backspace o qual não pedirá confirmação.

Navegando entre itens

Todas as funcionalidades  de navegação dos menus poderão ser  acessadas sem necessidade de um mouse ou monitor  touch, ou seja, apenas utilizando o teclado. Para isso, ao acessar um painel pressionando a tecla Tab, o primeiro item será selecionado. A partir daí, a navegação poderá ser feitas com as quatro setas (acima, abaixo, esquerda e direita). A acesso ao início e ao final do painel também poderá ser feito pelos atalhos Ctrl + Home e Ctrl + End respectivamente.

O item selecionado será destacado com um contorno diferente ao exibido no posicionamento do mouse sobre ele.

cigam04

Tecla Fácil

A Tecla Fácil ganhou uma nova cara, ficará no menu lateral e continuará sendo acessada pela tecla F10.  Ao ser exibida, a opção Menu (que agora ganhou um destaque na cor oficial do CIGAM) será posicionada automaticamente.  A tecla F10 também irá ocultar o menu lateral quando já estiver em exibição.

cigam05

Menus de contexto

Outro recurso poderoso que a nova interface irá explorar são os menus de contextos para itens de menu. Agora, ao clicar com o botão direito do mouse ou com o toque prolongado no Tangran do CIGAM ou na foto do usuário, um menu de opções será apresentado.

cigam06

cigam07

Alertas

Os alertas terão um espaço especial na nova interface. Agora, clicando com o botão direito do mouse ou pelo toque prolongado, é apresentado o menu inferior com diversas opções, inclusive de edição.

cigam08

A edição é feita de maneira rápida e atualização do painel é feita em tempo real.

cigam09

Informações

Clicando com o botão direito do mouse ou com o toque prolongado sobre um dos itens de um dos painéis dos módulos, é apresentado no menu inferior a uma opção para exibição das informações sobre o item. Essa opção é muito útil para verificação dos componentes instalados bem como para detalhamentos no atendimento aos clientes.

cigam10

cigam11

Pesquisa Fácil

Sabe aquela pesquisa que os navegadores de internet fazem quando se está digitando algo? Aquela mesma que vai restringindo os resultados conforme a palavra que está sendo digitada… Pois bem, o CIGAM terá esse recurso disponível para pesquisa fácil (como o próprio nome diz…) a fim de facilitar a localização dos registros.

cigam12

Conforme está sendo digitado no respectivo campo, a lista de opções vai sendo restringida e a chave de pesquisa é destacada em vermelho. A Pesquisa Fácil trata automaticamente caracteres especiais e acentuação, tornando o processo de pesquisa muito amigável e simples.

O mecanismo de busca conta com um sistema de otimização que faz com que a carga e pesquisa seja muito rápida, mesmo em tabelas com centenas de milhares de registros… isso mesmo, a busca em tabelas grandes agora será mais rápida!

A Pesquisa Fácil será distribuída como um componente do CIGAM para ambientes com uniPaaS 1.9 ou superior, e poderá ser implementada nos programas e rotinas de Parceiros, inclusive em Customizações. É ou não é fácil?

Teclado Virtual

A nova interface proporciona a utilização do CIGAM em tablet’s e smartphones com uma grande e fácil interação com o usuário. A navegação fica rica em toques na tela, o que de certa forma dispensa o uso do teclado. Mesmo assim, para que o teclado não fique abandonado… J .. entra em cena o Teclado Virtual CIGAM.

Este novo teclado incorpora todas as funcionalidades de um teclado virtual normal, como por exemplo o nativo do Windows ou o da caixa de pesquisas do Google…mas possui um diferencial único: O acesso direto às ações do usuário no CIGAM.

O novo teclado apresenta na parte superior uma barra de botões para acesso rápido da ação de Zoom, de Pesquisa, de Localizar, de Modificar registros, etc… Nesse caso a combinação de teclas como por exemplo o Ctrl + I ou Ctrl + R fica resumida a um clique ou toque na tela… simples assim!

cigam13

O Teclado Vitual CIGAM também pode ser utilizado em qualquer outro aplicativo que esteja sendo executado na mesma máquina ou dispositivo.  O novo teclado detecta se o aplicativo é ou não o CIGAM e se não for, oculta as teclas de ações.

cigam14

O novo teclado também detecta a posição na tela em que o cursor está focado e se posiciona numa coordenada que não impede a visualização do campo… e mais… quando o campo estiver nas extremidades da tela ele se posiciona numa coordenada aproximada para que não oculte uma parte dele mesmo!

cigam15

Quando navegado com o mouse sobre o teclado é apresentada a caixa com a informação do nome do respectivo botão… lembrando que os ícones dos botões de ações são os mesmos utilizados na barra de botões e no menu atual do CIGAM.

cigam16

Existe mais um detalhe muito legal nesse novo teclado: Estará disponível para qualquer versão do uniPaaS! Isso mesmo, os usuários que não puderem migrar imediatamente ao lançamento da nova versão também poderão desfrutar desse novo recurso.

Enfim, basta aguardar só mais um pouquinho para poder apreciar todas essas novidades que a CIGAM está preparando para tornar a sua vida cada vez mais fácil.

Leandro de Matos Machado - Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação CIGAM Software Corporativo

Leandro de Matos Machado – Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação CIGAM Software Corporativo

Novo Comentário