CIGAM Windows 8 Style

Como não dá mais para esconder da curiosidade de todos e considerando que já vazou e caiu na rede (o que pode ser conferido em: http://www.youtube.com/watch?v=qH0H-kAJ97k), vamos conhecer antecipadamente agora alguns detalhes sobre a nova cara do CIGAM para o novo Sistema Operacional da Microsoft.

A maturidade alcançada pelo estilo janelas até então usado em todas as versões do Windows não pode ser negada. É simples, bonita, organizada e muito funcional. Sem dúvida, a nível de máquinas desktop e laptop se tornou a melhor opção.

8

Porém nos dias de hoje, onde o grande foco são os smartphones e tablets, que não se tem o mesmo potencial a nível de hardware além da limitação ao tamanho reduzido das telas, o melhor aproveitamento destes recursos do dispositivo tornou-se algo indispensável.

Existe muito material na rede sobre a proposta do Windows 8 e sua nova interface, mas vamos nos focar nesse momento no seguinte: Uma interface nova, moderna, não baseada em janelas, usando o toque na tela. O CIGAM Windows 8 Style implementa essa proposta além de não ficar exclusivo à nova versão do Sistema Operacional da Microsoft… mas como isso é possível? A resposta é simples: Graças às tecnologias utilizadas para o desenvolvimento do CIGAM. Esse é o fator que faz com que o CIGAM saia na frente!

O produto CIGAM é desenvolvido em Magic, uma ferramenta ágil e rápida capaz de produzir vários tipos de aplicações em um curto espaço de tempo (quem quiser saber mais sobre a ferramenta pode visitar o site www.magicsoftware.com/pt … e mais uma vez o bom e velho Magic saiu na frente pois integra-se nativamente com o Microsoft .NET Framework, tecnologia utilizada para o desenvolvimento da nova cara do CIGAM.

Novos componentes responsáveis pelo processamento e exibição dos menus do produto foram desenvolvidos, além de várias funcionalidades persentes no novo Sistema Operacional da Microsoft. O suporte ao toque na tela também foi disponibilizado bem como as pesquisas rápidas. A experiência visual proporcionada ao usuário torna a identificação das funcionalidades muito mais intuitiva e rápida. Tudo isso “fora” do Windows 8 também! Isso mesmo, os usuários das versões XP, Vista, 7, Server 200x também poderão usufruir dessa nova interface (em breve falaremos mais sobre essa “mágica” num outro artigo).

Bom, até agora foi muita teoria e não vimos nada na prática…rs…Sendo assim, vamos ver a nova cara do CIGAM!

O primeiro contato

De início, o tempo de carga do menu foi reduzido. Para usuários que possuem acesso a TODAS as opções do menu, o tempo de carga ficou em torno de 4 a 5 segundos. Considerando que cada usuário possui acesso a apenas as funcionalidades pertinentes ao seu setor, esse tempo poderá ser reduzido ainda mais. Tecnicamente falando, quando da publicação dos direitos do usuário, o novo menu faz um pré-processamento dos respectivos acessos fazendo com que a tarefa de carga seja otimizada.

Enquanto o menu é carregado, a tela abaixo é exibida sendo que o tangran do CIGAM é montado parte por parte de forma randômica indicando o andamento do processamento.

 

Quando todas as peças do tangran estiverem montadas, um novo ciclo é reiniciado. A sequência abaixo é um exemplo disso.


Por onde começar

Quando a carga do menu é concluída, será apresentada a tela principal ao usuário. Essa tela é o meio de gerenciamento do acesso a todas as funcionalidades do Sistema que agora estão organizadas da seguinte forma:

1 – Título do painel, que Indica qual local do menu ou funcionalidade que o usuário está posicionado atualmente.

2 – Lista de módulos licenciados. Quando selecionada uma divisão, somente os módulos pertencentes à esta divisão ficarão visíveis no painel da direita. A opção “Todos” exibe a lista completa

3 – Paginadores para navegação. A página selecionada sempre ficará em destaque.

4 – Lista de programas e funcionalidades disponíveis para o menu selecionado.

5 – Usuário logado no Sistema.

6 – Acesso ao menu de funcionalidades do Sistema. Quando visível, este menu lateral sempre ficará por cima das demais telas abertas e será ancorado a direita.

Menu Lateral

Exibe as funcionalidades principais de acesso aos recursos do Sistema. Pode ser acessada pelo click do mouse ou pelo toque na tela.

 

Navegação e ações

Muitas novidades foram adicionadas na forma de acessar as rotinas usadas para o trabalho diário. A mesma experiência de navegação do Windows 8 será utilizada no CIGAM bem como as opções disponíveis às funcionalidades de itens da tela principal. A pesquisa rápida também ajuda o usuário a encontrar o que precisa de maneira muito simples. A rolagem dos painéis também torna a navegação muito agradável.

Vamos conhecer agora algumas dessas novidades:

Identificação Visual

Dentro de cada módulo, as opções estão separadas por tipo (Rotinas, Relatórios, Cadastros…) da mesma forma tradicional. A novidade é que cada tipo terá uma cor e uma imagem específica que facilita a identificação pelo usuário.

1 – Imagem que identifica o tipo. Neste caso, todas as “Rotinas” terão a mesma imagem e a cor amarela de fundo

2 – Descrição do tipo

3 – Descrição da funcionalidade

Rolagem

Os paginadores informam qual página o usuário está posicionado e também quantas estão disponíveis. Basta clicar ou tocar na página selecionada para o painel rolar até a posição específica. O scroll do mou se também pode ser usado bem como o arrastar e soltar no painel.

Reorganizando

Os itens podem ser arrastados para outra posição tornando a ordenação de acordo com a preferência do usuário. Quando o menu é carregado pela primeira vez, os itens são agrupados por tipo e separados por uma quebra de seção. O usuário pode mover itens de seções diferentes de acordo com as suas preferências.

Favoritos, Lixeira, Edição

Os itens podem ser marcados para que alguma ação atue sobre eles. Com o click do botão direito do mouse ou com o toque longo, o item fica marcado e o painel com a faixa de opções válidas fica disponível na parte inferior da tela principal.

1 – O item marcado. Com um novo click ou toque longo, o item é desmarcado.

2 – Lista de opções disponíveis para os itens marcados. Se todos os itens forem desmarcados a lista é ocultada automaticamente.

Pesquisa

Para o usuário encontrar o que precisa agora se tornou uma tarefa ainda mais simples e rápida. Quando posicionado com o mouse ou com o toque num painel específico, basta digitar alguma parte da descrição do item que um filtro será ativado.

Note que ao digitar “cota” um identificar de filtro é colocado ao lado do título do painel informando o filtro atual. Caso queria complementar o filtro, o usuário poderá continuar a digitação inclusive retirando caracteres.

O painel irá permanecer filtrado mesmo quando ocultado. Para remover o filtro atual, basta um click ou toque sobre o identificar de filtro.

Até aqui pressupomos que o usuário saiba em qual painel está a funcionalidade que ele precisa. E se ele não souber? A pesquisa geral se encarrega de resolver isso!

A pesquisa geral é acessada por um botão específico no menu de opções (aquele acessado pelo botão na parte superior direita e que ficará ancorado à direita).

Na pesquisa geral está disponível um campo para informar o valor a pesquisar. Ao confirmar o valor, a busca é feita em todo o menu.

1 – Valor para pesquisa

2 – Contador de resultados encontrados. O usuário também pode filtrar no painel de resultados para refinar ainda mais a busca

3 – Painel de resultados: Note que cada item também traz a informação sobre o módulo que pertence

Bloqueio do usuário

Quando o usuário precisar sair da frente da sua máquina poderá facilmente bloquear o Sistema. Para isso, basta clicar ou tocar no botão na parte superior onde estão os dados do login. Com isso, a tela de bloqueio será exibida e somente o usuário logado poderá acessar a sessão. A identificação do “dono da sessão” é feita inclusive com a foto do usuário.

Menu Tree-View

O bom e velho menu Tree-view do CIGAM também continuará em uso. O usuário pode escolher qual menu utilizar ou até mesmo alternar entre eles.

Ufa!!! Quanta coisa nova e legal. Mas por hora, vamos ficar por aqui.

Em breve falaremos mais sobre outros recursos que também estarão disponíveis na nova versão do CIGAM Windows 8 Style.

 

Leandro de Matos Machado - Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação CIGAM Software Corporativo

Leandro de Matos Machado – Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação CIGAM Software Corporativo

 

Novo Comentário