Cigam Solar garante solução avançada para gestão de frigorífico com customização do ERP

A Cigam Solar do Rio de Janeiro, vem se beneficiando do desenvolvimento rápido proporcionado pela Plataforma de Aplicações Magic xpa para criar e customizar novas aplicações ao ERP Cigam, atendendo a uma demanda de seus clientes. Vários destes clientes estão no mercado frigorífico e a customização permite gerenciar o processo de produção e também a integração com o sistema de pesagem e etiquetagem de cortes bovinos.

De acordo com Nislei Cássio Martins, da equipe de programação da Cigam Solar, “começamos com um cliente, em Barra Mansa, que necessitava de interfaces entre as balanças e o processo de impressão de etiquetas polipropileno e testeiras através de termotransferência. Tudo isso com agilidade e controle de cada movimento de entrada e saída de estoque. Além disso, era necessário interligar este processo com a expedição, para que o produto não saísse com a etiqueta padrão, com o GTIN, e sim com um serial gerado como informação individual de cada caixa produzida”.

shutterstock_72247669[1]

João Romero, diretor da Cigam Solar explica que esse cliente procurou a desenvolvedora porque, além de melhorar o processo, era necessário ser Legal, ” Então, criamos uma aplicação para emitir notas fiscais eletrônicas. Hoje ele consegue fazer o SPED, porque o sistema é seguro para isso”.

A customização e implantação para este cliente foi dividida em quatro fases: recebimento de mercadoria e conferência por peso onde o usuário informa o número da nota de série e qual é o produto, se é quarto traseiro, quarto dianteiro, P.A (costela), etc. Depois de descarregados, cada peça é colocada em carretilhas com ganchos e, pelo tendal, pesadas uma a uma, nesse momento o operador apenas da “enter” ou troca o produto, depois disso vai para o estoque, ainda o boi no osso.

Na segunda fase o processo é semelhante à fase 1, mas o produto sai da câmara e vai para a produção, as informações sobre a recuperação do peso da balança e a movimentação referida são geradas no ERP Cigam.

Na terceira fase, a matéria prima passa pelo processo de desossa e é etiquetada, pesada, serializada, dando entrada no estoque como produto final. O sistema, então, gera a impressão da etiqueta interna, que é genérica, reduzindo o custo e facilitando o controle desse material. Na impressão são geradas cerca de 200 etiquetas por minuto e depois disto, o produto é embalado em caixas de papelão onde é enviado para a balança, que agora é uma plataforma industrial e cada caixa é pesada e gera-se etiqueta testeira.

A quarta e última fase engloba a expedição por código, onde o operador escaneia o serial da caixa e todas as informações são geradas instantaneamente.

Outra necessidade do cliente era ter uma interface amigável e ágil em que um usuário de produção pudesse manusear tranquilamente todos os módulos industriais sem necessidade de treinamento. Martins explica que toda essa personalização do sistema só foi possível porque o ERP Cigam foi desenvolvido em Magic xpa, uma plataforma de desenvolvimento que permite criar aplicações de negócios para todas as plataformas – desktop, mobile ou na nuvem – a partir de um único esforço de desenvolvimento, de forma rápida, fácil e simples.

Rodney Repullo, CEO da Magic Software Brasil destaca, aliado à versatilidade e produtividade da Plataforma de Aplicações Magic xpa, “o excelente trabalho da equipe de desenvolvimento Magic xpa da Cigam Corporativa, que vem disponibilizando conectores às funções de negócios do ERP, de forma a poderem ser utilizadas nas customizações com o Magic xpa. Essa iniciativa vem criando uma poderosa ferramenta a parceiros como a Cigam Solar que, com isso eleva 100% o nível de aderência do ERP aos seus projetos, garantindo assim uma plena satisfação de seus clientes”.

Confira o Caso de Sucesso no site da Magic Software

Novo Comentário