Boas Práticas na Atualização de Versões do ERP Cigam

A rotina de atualização do Sistema ERP CIGAM é um procedimento em constante evolução. Melhoram-se as telas, agregam-se facilidades, mas a lógica permanece a mesma:

  • Criação de Nomes Lógicos;
  • Criação de tabelas;
  • Atualização das mensagens;
  • Atualização dos componentes;
  • Validação dos Componentes;
  • Execução dos scripts;
  • Execução do CHECK LIST;
  • Importação dos arquivos de apoio.

Atualmente, possuímos um assistente que nos apoia e conduz para que estas etapas sejam respeitadas. No entanto, ainda existem algumas dúvidas relacionadas ao procedimento de atualização. Neste artigo, gostaria de compartilhar com vocês algumas dicas que facilitarão este processo:

1 – Opte sempre por atualizações especificas, disponibilizando ao ambiente apenas o componente relacionado.

Ao importar o arquivo de validação compscig.xml, selecione apenas o componente em questão. O Sistema automaticamente apresentará todos os correlatos necessários, auxiliando e garantindo que toda a solução seja disponibilizada.

Neste caso, a solução está relacionada apenas ao componente CGRelatFinanc.ecf. Ao selecioná-lo, o Sistema automaticamente revisa o ambiente e informa os correlatos que obrigatoriamente precisaremos atualizar.

2 – Caso seja necessário a solução completa, realize a transferência de todo o pacote, mas sobrescreva primeiramente os 5 componentes:AtualizaCigam.ecf, CGDATA.ecf, CGDATATransicao.ecf, CGChecklist.ecf e GENOMELOG.txt;

  • %CIGAM_INSTAL%AtualizaCigam.ecf – Responsável pelo Assistente de Atualização;
  • %CIGAM_INSTAL%Apoio\GENOMELOG.TXT – Responsável pela criação dos novos nomes lógicos.
  • %CIGAM_INSTAL%Cab\Geral\CGDATA.ecf e CGDATATransicao.ecf – Responsável pela criação das tabelas;
  • %CIGAM_INSTAL%Cab\Geral\CGChecklist.ecf – Responsável pela revisão/aplicação de melhorias;

Por que apenas estes? Estes arquivos são os essenciais para iniciar a atualização. Procedendo desta forma, a rotina de backup, durante a atualização dos componentes, salvará os antigos, permitindo a restauração de forma automática posteriormente.

 Logo em seguida o assistente solicitará a substituição dos demais componentes.

Então, substitua normalmente com a aplicação em uso e prossiga com a atualização, validando os objetos de banco de dados.

3 – Substitua a pasta %CIGAM_INSTAL%Scripts\ e não sobrescreva. Desta forma, garantirá que os objetos obsoletos deixem de ser utilizados. Uma dica é renomear a pasta anterior e apenas colar a nova, desta forma.

4 – Outra funcionalidade importante agregada ao Assistente é o Checklist.

 Esta funcionalidade, de forma automática, aplica soluções que visam melhorias gerais do Sistema, tanto questões de segurança e auditoria de base, quanto performance do ambiente como um todo. Atualmente, o checklist está dividido em 4 principais abas:

  • – Erro: Exige a revisão dos itens, pois são obrigatórios;
  • – Aviso: Alerta sobre possíveis necessidades;
  • – OK: Está salvo o histórico de melhorias aplicado na base de dados;
  • – Não executado: Itens não executados, mas disponíveis;

5 – Mova os arquivos considerados temporários de atualização para uma unidade externa.  Aproveite o envolvimento e revise a estrutura do Cliente mantendo a instalação enxuta e o mais descomplicada possível.

6 – Acompanhe os comunicados de novo release e os treinamentos de versão. Atualize primeiro em ambiente de TESTES e homologue as principais funcionalidades relevantes para o seu Cliente. Isso porque as evoluções e melhorias, disponibilizadas ao atualizar, podem não ser de interesse comum e/ou exigir configurações específicas, tornando algo inovador e/ou revolucionário em uma dor de cabeça.

7 – Compartilhe a responsabilidade da atualização com o seu Cliente. Eleja um contato referência e oriente-o a extrair o máximo do Sistema. Todos nós gostamos de melhorias e, em grande parte, somos receptivos a novidades.

Espero ter contribuído e, de alguma forma, ajudado com a experiência compartilhada aqui.

Por se tratar de um procedimento em constante evolução, toda a sugestão de melhoria e automatização é bem vinda. Por hora, posso adiantar que estamos trabalhando em um novo assistente, totalmente automatizado.

Sucesso a todos!

Lucas Andre Gatelli

Representante da Equipe Infra / Cigam Software Corporativo

Novo Comentário