A Evolução do ERP CIGAM: Da nova funcionalidade à customização

Marcelo Petry

Como tudo na história e na vida tem seus ciclos, a história de um produto de software não é diferente, e  este momento em que comemoramos os 25 anos da CIGAM nos leva a pensar no assunto e a fazer algumas reflexões. O momento coincide com uma das mudanças estratégicas mais significativas do ERP CIGAM, que é o fato de começarmos a trabalhar com customizações específicas e exclusivas para nossos clientes. Este é um marco também para mim, que completo 16 anos de história comum com a empresa desenvolvedora deste produto.

Quando a CIGAM iniciou suas atividades, os computadores ainda eram recursos exclusivos de poucas empresas e a quantidade de softwares disponíveis era pouca, principalmente para a realidade brasileira, onde a dificuldade tributária e o jeitinho brasileiro já eram característicos de nosso país. Portanto, desde cedo, eram necessários softwares específicos para as nossas empresas, com os cálculos de impostos, controles financeiros e de produção. E então nasceu o ERP CIGAM. Porém, em vez de criar um software específico para cada cliente, estabeleceu-se que o mesmo produto teria que atender a todos os novos clientes,  e a estratégia para viabilizar esta premissa era que a cada nova solicitação de um cliente, a funcionalidade seria incorporada ao produto, tornando o ERP CIGAM cada vez mais completo e robusto.

Para entender o ciclo de vida do software, faço uma analogia com o ciclo de vida de uma pessoa, reservadas as devidas proporções, é claro. Assim como uma criança que é planejada, se desenvolve no ventre de sua mãe, nasce e ganha alimentação, passa por experiências boas e ruins, e vai crescendo, passando pela adolescência e enfim chegando a fase adulta, também ocorre com os softwares, que são planejados, desenvolvidos, nascem pequenos, depois entram em produção, são experimentados (onde se resolvem problemas… e criam-se outros…) e vão recebendo novas funcionalidades, proteções, facilitadores, enfim, novos recursos conforme as demandas daqueles que o operam, que o utilizam, que o submetem a novas experiências, criando novas necessidades.

No entanto, chega um momento em que muita alimentação e robustez não é mais sinal de saúde, mas sim, um risco de obesidade, colesterol, triglicerídeos e tantas outras doenças causadas pelos excessos. Assim também podemos fazer uma analogia com os softwares, pois chega um momento em que incorporar novas funcionalidades e novas opções também deixa de ser sinônimo de saúde e robustez e passa a ser sinônimo de instabilidade e obesidade, trazendo consigo doenças como baixa performance, erros, dificuldades de uso, de implementação, de atualização e de manutenção.

O ERP CIGAM chegou à sua maturidade e, neste momento, antes que se torne um senhor obeso, entendemos que chegou o momento de parar de incluir cada nova necessidade de nossos clientes no produto, sem, no entanto, deixar de atendê-los naquilo que é o diferencial de cada negócio. Para isto, foi criado o Setor de Customizações do ERP CIGAM, que nasce na CIGAM Corp., mas deve se estender a todos os parceiros da Rede CIGAM, de forma que todos tenham condições de atender às necessidades urgentes dos projetos de forma ágil e precisa.

Para que possamos cumprir a nossa missão que é a de “Promover crescimento e maiores resultados a nossos clientes com nossas soluções de software e serviços.”, além do Setor de Customização, mantemos a equipe direcionada para a evolução do produto, e ela passa a atuar tendo como referências as funcionalidades dos Road Maps, criados pelos Analistas de Negócios da CIGAM Corp. em conjunto com a Área de Mercado e parceiros da Rede CIGAM… mas isto já é tema para um segundo artigo.

Enfim, o setor de Customizações é responsável por desenvolver alterações específicas e/ou exclusivas dos clientes que adquirem este tipo de solução. Participam deste setor Analistas de Sistemas e Programadores, que denominaremos “Customizadores”, sendo suas principais responsabilidades:

  1. Mapear, analisar e entender a necessidade do cliente;
  2. Desenvolver alterações e/ou rotinas e/ou relatórios que buscam atender uma necessidade específica do cliente;
  3. Testar as funcionalidades com o usuário final, usuário chave e/ou consultor de aplicação que acompanha a implementação do cliente;
  4. Documentar as customizações: como ligar e desligar a função, como utilizá-la, e informações sobre onde ela afeta o fluxo de operação normal do sistema;
  5. Entregar as novas funcionalidades para o cliente;
  6. Manter as customizações implementadas.

Podemos destacar como principal vantagem em relação às soluções que se agregam ao produto, o fato de não ser necessário generalizar a solução para atender a todas as funções de software de todo o ERP CIGAM, com a estrutura de dados e regras disponíveis até então. Em função disso, a solução tem um custo mais acessível, é mais simples, funcional, performática e, ainda, tem maior agilidade no encaminhamento e tratamento da alteração. Outro ponto de destaque é o fato de estas alterações não interferirem nas demais funcionalidades do sistema, evitando a geração de novos problemas de sistema (bugs).

As soluções de customização podem ser realizadas utilizando-se diversas ferramentas, desde que devidamente licenciadas, seja pela CIGAM Corp. (ou parceiro da rede CIGAM que está desenvolvendo a customização) ou, ainda, pelo cliente. As principais ferramentas em uso são: CIGAM Report, UniPaaS (Magic), iBOLT, Workflow, PHP, C# e soluções implementadas diretamente no Banco de Dados do cliente.

É importante registrar que existem alguns facilitadores para as integrações do ERP CIGAM para estas customizações, que chamamos de Kit Desenvolvimento CIGAM (SDK CIGAM). Estes facilitadores são os componentes já existentes no CIGAM, os conectores disponíveis em pontos estratégicos dos principais programas ou as views que compõem uma funcionalidade do sistema. É importante registrar que a base de dados do ERP CIGAM é aberta e, portanto, disponível para criação de triggers, procedures e functions de banco, telas de consultas e movimentação, relatórios e rotinas.

Enfim, o ERP CIGAM chega a um nível de maturidade plena… na fase adulta. E para se manter bem são necessárias ações firmes, consistentes e continuadas, de forma que possamos manter o processo de evolução do produto com soluções completas e robustas, sem perder a agilidade no atendimento das necessidades urgentes de nossos clientes, mantendo o produto saudável e estável por vários quartos de século a mais. E trabalhar com soluções customizadas é uma destas ações firmes, fortes e consistentes.

Marcelo Eduardo Petry
Gerente de Produto e Tecnologia / Cigam Software Corporativo

 

Título2 Comments

  1. Petry,

    Excelente!!!

    De fato a decisão de fortalecer e estabilizar o núcleo do CIGAM e trabalhar na infra-estrutura para que parceiros e clientes possam fazer suas personalizações é o caminho para evitar o gargalo no atendimento dessas evoluções e também para conquistar a escala do produto no mercado.

    A Magic está junto com a CIGAM nessa ação para apoiar toda a Rede.

    Rodney

  2. Fabio Junges disse:

    Oi Petry, parabéns pela abordagem e pelo artigo.
    Importante e muito satisfatório ver o crescimento do CIGAM como produto e da CIGAM como organização responsável e sustentável.

    Parabéns pelo excelente trabalho em desenvolvimento.

    Abraços.

Novo Comentário